Município realiza 10 ª Conferência de Assistência Social

Salto do Jacuí realizou na tarde de quinta-feira (13) a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Organizada pela Secretaria de Trabalho e Ação Social e Conselho Municipal de Assistência Social a Conferência é um espaço amplo de prática democrática com as discussões e as articulações de interesses coletivos para compor uma proposta estratégica de avançar na construção de uma política pública como é a assistência social.
O prefeito Ronaldo Moraes destacou a importância da participação de gestores, entidades e usuários da política para avaliar, debater e decidir as prioridades e agradeceu a presença da comunidade que atendeu o convite e participou do evento.
A secretária de Trabalho e Ação social, Terezinha Moraes enfatizou que “para uma trajetória mais promissora é fundamental promover o debate e assegurar a participação de todos no processo de tomada de decisões acerca das prioridades nas políticas públicas de assistência social”.
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Leandro Carvalho parabenizou a organização do evento e a união para sua realização, agradecendo a participação da comunidade ele declarou aberta a Conferência.
O tema central da Conferência foi “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” foi apresentado de forma excepcional pela palestrante, a assistência social, marcia kurz, mestre em serviço social, pós-graduada em gestão em serviço social e doutoranda em envelhecimento humano.
Seguem os Eixos, para os trabalhos em grupo:
EIXO 1 – FINANCIAMENTO: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país;
EIXO 2 – CONTROLE SOCIAL: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;
EIXO 3 – ARTICULAÇÃO ENTRE OS SEGMENTOS: Como potencializar a participação social no SUAS?
EIXO 4 – SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS; e
EIXO 5 – BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
Após o debate, foram aprovadas propostas para o município, para o Estado e para União. Também foram eleitos delegados que representarão Salto do Jacuí na Conferência Estadual, pelos usuários Ísis Aguiar (titular) e Geni Francisco (suplente pelo Conselho Leandro Carvalho (titular) e Andrieli Coimbra (suplente).
O evento também contou com lindas apresentações do jovem João Victor Gonçalves Maciel que encantou com sua gaita e Kauane Xavier, que é integrante do SCFV do CRAS vai cantar uma música e emocionou com o seu canto.
Comunicação/Prefeitura de Salto do Jacuí
Anterior Turismo recebe certificado

Endereço: Avenida Hermogêno Cursino dos Santos, 342

Menino Deus, CEP: 99440-000 Salto do Jacuí – RS

Expediente:

De segunda a sexta-feira

Manhâ: Das 08h às 11h30

Tarde: Das 13h30 às 17h

© 2023 Prefeitura Municipal Salto do Jacuí. Desenvolvido por Projetos & Assessoria - Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo